Dia Mundial da Voz - 16 de Abril 2012


Numa explicação muito simples, podemos dizer que o processo de produção de voz começa com o ar que entra pelo nariz ou pela boca. Quando soltamos o ar, ele sai dos pulmões, e ao passar pela laringe, faz as pregas vocais vibrarem. É a voz! Quando este som chega à boca, as palavras são articuladas de acordo com os diferentes movimentos que fazemos.

Então e o que podemos fazer para que a nossa voz esteja sempre saudável?
Devemos beber cerca de 7 a 8 copos de água por dia, à temperatura ambiente. Se não bebermos a garganta fica seca e cansada, há que hidratá-la;
Devemos falar sem gritar;
Devemos dormir bem, o descanso é muito importante para que a voz seja adequada (vêem, agora já há desculpas para dormir mais ;).

E o que devemos evitar?
Entre outras coisas, devemos evitar sussurrar e imitar vozes, porque representa um esforço acrescido para as pregas vocais. Pelo mesmo motivo, também não devemos falar muito depressa e durante muito tempo, nem falar ao mesmo tempo que fazemos esforço físico (como correr, por exemplo...).


Bibliografia
Behlau, M. (2005). Voz - O livro do especialista. Vol.II Rio de Janeiro: Livraria e Editora Revinter Ltda.
Guimarães, I. (2007). A ciência e a arte da voz humana. Escola Superior de saúde de Alcoitão.
Pinho, S. (2003). Fundamentos em Fonoaudiologia: Tratando os distúrbios da voz (2ªed). Rio de Janeiro: Guanaraba Koogan.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O que eles dizem nas sessões de TF

O que eles dizem nas sessões de TF